Viagens Invisíveis

Salta, La Linda cidade argentina

O que conhecer em Salta

O que conhecer em Salta no Norte da Argentina? Uma bela cidade histórica e surpreendentemente animada.

As ruas históricas de Salta, Argentina

Com gracioso apelido La Linda,  Salta é uma pequena joia colonial em meio às montanhas vermelhas que vimos em Jujuy (aqui em cores menos intensas).

Quem diria que entre visões exóticas como a Quebrada de Humauaca de Jujuy e a Quebrada das Conchas de Cafayate, conheceríamos mais do que uma vitrine arquitetônica antiga. Uma cidade animada, noturna.

Pagando mico em Salta, Argentina

Por outro lado, há que se esclarecer, Salta não é jovem, ou, ao menos, sua noite não é particularmente adolescente. A boemia se encontra nas Peñas, casas de shows que reúnem os turistas, ou ao menos aqueles que ainda guardam energia para a noite.

E esses turistas são normalmente casais mais velhos, como nós.

Em resumo, foram três dias na cidade e conto as melhores atrações nesse post.

O que conhecer em Salta

Teleférico San Bernardo

Uma atração obrigatória. Detesto altura e não vejo a menor graça em subir teleféricos ou coisas do gênero. O ser humano foi feito com os pés no chão e a mente no alto e não preciso provar o contrário. Menção honrosa apenas para aviões, que são fantásticos!

Teleférico de San Bernardo, Salta, Argentina

Qual o motivo para tanto desgaste e frio no estômago? Mas… Em cima do Morro de San Bernardo tem uma vista linda da cidade e uma bicicleta de vinhos. Sim, bicicleta de vinhos, preciso dizer mais?

Bike wine no Teleférico de San Bernardo, Salta, Argentina

Digo mais, tem várias quedas d’água perpassando todo o ambiente, restaurante, mirantes em 360º e um ambiente convidativo a um piquenique. É agradável, barato e para os estranhos que gostam de altura, divertido.

Cataratas no teleférico de San Bernardo, Salta, Argentina

Praça 9 de Julho

A principal praça da cidade está no centro histórico e próxima de muitas atrações. Ficamos passeando em um domingo e foi interessante ver como a população sai às ruas para ouvir um som, fazer compras ou simplesmente prosear.

Praça 9 de Julho, sempre cheia em Salta.

Ainda conhecemos a bonita Catedral, muito visitada por moradores. Foi construída no final do Séc. XIX em estilo barroco eclético.

Catedral de Salta, Salta Argentina

A cidade de Salta tem 500 mil habitantes, mas uma atmosfera de cidade de interior. Visitamos a catedral em pleno domingo e estava bem cheia para a missa, do lado de fora pessoas jogando dominó em mesas improvisadas e grupos de jovens conversando.

Ainda assim, pudemos ver a riqueza da decoração em dourado da Catedral, que compete em beleza com a igreja mais famosa da cidade – A Igreja de São Francisco (à esquerda da foto).

Comparativo das duas principais igrejas de Salta, Argentina

Em volta da Praça 9 de Julho estão os principais museus da cidade: o Museu de Arqueologia de Alta Montanha que guarda as crianças da montanha e o Cabildo com o Museo Histórico del Norte, instalado na prefeitura.

A pegadinha está nos dias de funcionamento. Logo ao chegar na cidade se certifique que dias estará aberto na semana. Deixamos para a terça, já que a informação oficial era de que abria de terça a domingo de 10 a 18:30 hrs.

Por algum motivo especial, que não nos foi dito, o museu abriu na segunda e fechou na terça, o dia que tínhamos escolhido para visitá-lo. Fiquei sem conhecer.

Igreja de São Francisco

No segundo quarteirão próxima à praça está a grande atração arquitetônica de Salta, a Igreja de São Francisco. Ela domina a maior parte dos folhetos e propagandas do turismo de Salta e tem razão de ser, é muito bonita.

Igreja de São Francisco iluminada

Foi construída pelos espanhóis logo no início da colonização argentina, em 1625, sofreu um incêndio e foi novamente construída em 1870, prédio que hoje conhecemos. Como a maior parte das igrejas dedicadas a São Francisco, sua decoração é majoritariamente dourada, com muitos objetos e pinturas banhados a ouro.

Sem dúvida, as cortinas de mármore de suas portas principais são muito interessantes e criativas.

As peñas de Salta

As peñas são bares/restaurantes onde acontecem shows folclóricos que podem contar da origem da cidade, das músicas, ou falar sobre algum compositor ou intérprete. Também podem referir-se à natureza particular da região ou atuar como um verdadeiro show de talentos, de acrobatas a violinistas.

Peña em La Vieja Estación, Salta, Argentina

Possivelmente, essa natureza festiva de Salta esteja mais presente em época de carnaval, quando visitamos. Mas as peñas estão abertas o ano todo e, ao que me parecem, com a mesma energia.

Fomos à duas: Uma mais antiga e tradicional – Peña Boliche Balderrama – e outra mais turística e jovem – La Vieja Estación. São experiências bem diferentes e complementares.

La Vieja Estación

A Peña La Vieja Estación é a mais famosa de Salta. Com um show bonito e bem cuidado, parece não haver improviso na execução. Tanto a qualidade dos dançarinos e cantores como o serviço nos impressionou.

Peña La Vieja Estación

Antes de mais nada, a Peña La Vieja Estação fica na principal rua de bares da cidade, a Calle Balcarce, com localização muito central, embora praticamente só houvessem turistas no local.

La vieja Estacion, peña de Salta, Argentina

Gostamos dos pratos e a carta de vinhos também era interessante, embora um pouco mais cara do que em outros restaurantes de Salta. Durante o show, o serviço fica um pouco lento, então recomendo que peça logo ao chegar, antes da música começar.

Os shows iniciam às 21h e adentram a madrugada. O preço do espetáculo é 150 pesos.

Peña Boliche Balderrama

Com 66 anos de existência, a Peña Boliche Balderrama é um ícone noturno de Salta. Era um bar com comida regional, onde se reuniam os intelectuais e artistas locais, fundado por Antonio Balderrama e Remigia Zurita.

Peña Balderrama antes do início do show.

Os filhos transformaram o lugar em um grande e bem cuidado espaço, com serviço de primeira e um palco robusto. Gostamos muito do show e como éramos os únicos brasileiros no local, pagamos nossa cota de mico diário – tivemos que dançar “mal acostumado”, cantada com um portunhol de respeito.

A saber: Funciona de segunda a sábado durante o dia das 12hrs às 15 hrs a de segunda a domingo a partir das 21h. Também recomendo reservar se quiser um bom lugar no salão. Há cobrança de consumação mínima, que quando fomos em 02/2019 era de 150 pesos por pessoa.

Dicas práticas – Onde se hospedar

Com o intuito de conhecer melhor a cidade, ficamos em dois hotéis diferentes em estilo e localização. O primeiro próximo à Igreja de São Francisco, em uma rua fofa, repleta de lojas e restaurantes bacanas. O Villa Vicuña.

Hotel Boutique Villa Vicuña em Salta

O Villa Vicuña é meu número de hotel, pequeno, atendimento personalizado e bem localizado. Em um casarão histórico decorado com personalidade e conforto.

Embora tenha gostado do Grace Cafayate, ao conhecer o Villa Vicuña fiquei com vontade de ficar em outro da mesma rede em Cafayate.

Voltando a Salta, também ficamos no Solar da Plaza, que fica em frente a uma praça bonita, com feirinha de artesanato e está a poucos passos da rua mais animada da noite de Salta – Paseo Balcarce.

O espaçoso quarto do Hotel Solar de la Plaza, Salta, Argentina

Sem dúvida são estilos diferentes, esse é mais clássico, com quartos maiores e área de estar convidativa. O nosso quarto no Solar de la Plaza tinha uma janela enorme para a praça arborizada e por estar do outro lado da cidade foi uma ótima opção distribuir com o Villa Vicuña.

Banheiro, hotel Solar de la Plaza, Salta, Argentina

Também tem serviços de um hotel de quatro estrelas e o café é bom. Para quem quer conhecer as peñas e curtir a noite, é a melhor opção de localização.

Dicas práticas – Onde comer

Por certo, comemos muito e muito bem em Salta, bebemos muito e também muito bem. Se esse é seu tipo de viagem, estará no local certo!

Restaurante Duena Salta

Inicialmente, já buscamos um dos melhores restaurantes da cidade o Dueña Salta. Famoso por suas carnes e empanadas, não decepcionou nem com a trucha, peixe de água gelada muito comum na Argentina.

Mas as empanadas… são um caso à parte…

Dueña Salta, Salta, Argentina

O marido disse que seu Ojo de Bife estava muito bom e eu aprovei com louvor as empanadas, especialmente com um ótimo blend da El Porvenir, também uma de nossas vinícolas favoritas em Salta. Aliás, falamos dela no post sobre a Rota de Vinhos de Cafayate.

O nosso segundo restaurante favorito foi o El Charrúa, próximo ao Hotel Villa Vicuña. Ele também é especializado em carne, mas pedimos outros pratos e não nos arrependemos. Estavam ótimos!

Comendo bem no restaurante El Charrúa, Salta, Argentina

Esses foram acompanhados de um blend de Cabernet e Malbec – Nanni Reserva e um Torrontés excepcional da mesma vinícola, que infelizmente não realizamos a prova em Cafayate. Explicamos aqui o motivo.

Por fim, o restaurante Mesón de la Plaza. Dentro do Hotel Alejandro I, é elegante e tem um estilo mais conservador. Infelizmente não possui opções vegetarianas e foi a conta mais cara de Salta. Não posso dizer que foi uma experiência ruim, mas poderia melhorar.

Salta entrou em nosso roteiro pelo norte da Argentina, quando saímos de Jujuy a Cafayate. Com toda certeza uma ótima parada entre as duas cidades.