O interior, ah o interior… suas feiras artesanais, sua arquitetura preservada, seus sorrisos e amizade. Visitar uma cidade como Melk na Áustria é um privilégio. Mas, o que fazer em Melk? “Apenas” visitar Abadia de 1000 anos, patrimônio da Humanidade? Embora seja motivo mais que suficiente, a cidade tem outros tantos a oferecer!
♣ O que fazer em Melk ♣
Visitar o Mosteiro de Melk
A Abadia ou mosteiro de Melk é a principal atração da cidade. E por ser tão maravilhosa, fizemos um post inteirinho para ela. É só conferir.
Passeio pelo Rio Danúbio
Melk está no centro do Vale de Wachau, região de vinhedos e castelos medievais cortada pelo rio Danúbio. E é de Melk que saem dois barcos que fazem esse passeio.
No período de 15.04 a 01.10 os passeios são diários, com saídas às 11h, 13h50 e 16h25 a partir de Melk e duração de praticamente um turno. No verão vale a pena curtir o deck externo do barco ou, se estiver muito calor, na parte interna que tem ar condicionado e janelas de vidro para apreciar as belezas do caminho.
No barco há televisões que apontam os lugares onde estamos passando, com uma gravação (eu não entendia direito a pronúncia então preferi ficar próxima à televisão.
E haja beleza, nas cidades percorridas. Para quem sai de Melk, o roteiro é: Emmersdorf, Aggsbach Dorf, Casteki de Schonbuhel, Ruína de Hinterhaus, parando em Spitz (onde tem uma vinoteca linda na própria parada), Igreja de São Michel em Wosendorf, a fotogênica Dürnstein logo após a curva do Rio Danúbio.
O Fragata Surprise conta a história dos tranca rua de Dürnstein que prenderam Ricardo Coração de Leão por vários anos em suas masmorras.
A Cyntia teve a ótima ideia de descer em Dürnstein. Eu fiquei com vontade de descer em cada uma das cidades. Durante o trajeto, é realmente apaixonante observar as pessoas andando de bicicleta, tomando vinho nas sacadas, entrando nas Igrejas. Mas para isso, talvez o melhor passeio seja de carro, bicicleta ou trem e não de barco.
Eu recomendaria mais dias: dois dias para passear entre as cidades e o terceiro para a despedida a bordo do barco.
Há duas empresas que fazem o passeio a partir de Melk: a vermelha Brandner e a azul DDSG Blue Danube. Mas o trajeto é basicamente o mesmo e não há muita diferença em seus barcos, custa E$ 25,00 o trecho ou E$ 29,50 ida e volta. Compramos em um guichê à beira do rio na hora do embarque.
Uma dica: Não sabíamos que no barco havia restaurante, então fizemos um lanche em um quiosque próximo ao embarque. Só vale a pena para quem quer economizar.
Almoçar tomando um vinho e olhando a passagem passar vale o investimento. E não é tão caro, preço normal de um restaurante em Viena.
Caminhar pelas ruelas
Melk é basicamente um vilarejo, com uma rua principal cheia de restaurantes, cervejarias e delicatessens, além de comércio em geral. Aos sábados uma feira de produtores rurais anima o lugar e é uma ótima oportunidade de comprar direto da fonte.
Combinar um queijo fresco com um vinho branco de Wachau é uma ótima pedida.
A 2ª Guerra Mundial não passou em branco em Melk. Em 21 de abril de 1944, foi iniciada a construção de um campo de concentração (quartel Freiherr von Birago), que estava sob o comando do campo de concentração de Mauthausen. Em março de 1945, 14.390 prisioneiros, principalmente judeus, foram admitidos. Destes, cerca de 5.000 morreram.
Atrás da igrejinha da cidade há um monumento em que se lê – “Para lembrar as 4801 pessoas mortas entre 1944/1945 no campo de concentração Kz-Nebenlager Dedicado pela comunidade”.
♣ Onde se hospedar♣
Nós ficamos hospedados no Hotel Stadt Melk e o resto da família no Rathauskeller Melk.
Ambos reservados pelo Booking, eram pousadas simples, mas muito acolhedoras.
Embaixo da Rathauskeller há um restaurante maravilhoso em que comemos à noite e parecíamos estar em um ambiente medieval.
♣Melhores restaurantes♣
Além do restaurante do hotel Rathauskeller, comemos também no Madar Café Restaurant zum Fürsten, bem no centro da cidade. É comida austríaca típica e bem honesta. Em ambos os restaurantes comi excelente comida vegetariana, o que foi uma surpresa!
Em frente ao Madar Café, há a prefeitura da cidade, de onde saiu um casamento bem na hora em que estávamos almoçando. Emocionante!
Pensando em ir à Áustria? Temos posts sobre esse destino aqui.
Quer encontrar aquele lugarzinho para ficar em Melk? Nós escolhemos pelo Booking e não nos arrependemos.
Melk deu saudades demais! Vale a pena conhecer.
1 Comentário
Mauri Lopes da Silva
28 de agosto de 2023 em 10:36bom dia meu nome é Mauri, pretendo ir a Austria ano que vem, voce falou que a cintia desceu em Durstein, me conte o barco para e pode descer por quanto tempo, o Barco espera como é essa programação do barco, ele vai parando nos lugares para o povo descer e conhecer?