Estamos sonhando em passar o carnaval na Itália. A emissão das passagens por milhas é a alternativa mais viável, porém como fazer quando se tem milhas em uma companhia (TAM) e distribuidas em mais três cartões de crédito (Bradesco, Bradesco do marido e CEF)?
As opções da TAM são praticamente impossíveis. Além dos trechos no carnaval propriamente estarem inviáveis – cerca de 130.000 milhas por trecho – não há a possibilidade de compra de milhas ou de complementação proporcional do valor do bilhete.
Acontece que, segundo o site, a TAM é parceira da Staralliance sendo que os seus pontos poderiam ser emitidos para a TAP ou outra companhia parceira.
Ocorre que no site da Staralliance a informação é totalmente diferente: não é possível a transferência entre programas de milhas, o que foi confirmado na TAP e na TAM, via telefone.
Questionei sobre a emissão, pela TAM, de passagens da TAP, o que é possível, mas apenas por telefone. O impressionante é que o trecho que na TAP consumiria 35.000 milhas, na TAM custa 60.000 milhas, segundo a atendente. Além disso, em nenhuma das duas companhias é possível resgatar parte dos pontos e complementar em dinheiro ou mesmo resgatar apenas um trecho de milhas e pagar o outro trecho: segundo a atendente da TAM o valor do segundo trecho seria integral (ida e volta), vá saber o porque!!
Já quem tem cartão de crédito do Bradesco, pode comprar diretamente no site, com amplas possibilidades de adequar as suas milhas (com um mínimo de milhas) complementando com $ e ainda paga a diferença no próprio cartão de crédito – acumulando mais milhas. Os contras do Bradesco são as restrições de troca de trecho ou alteração de horário, maiores do que na própria TAM ou TAP que permitem a troca com pagamento de penalidade.
O resgate no Bradesco também é mais fácil, direto no site do banco se resgata as milhas, escolhe os vôos, faz a pesquisa em várias companhias aéreas (de Lufthansa a Condor) e escolhe a mais barata.
Resumo da ópera: cancelei meu cartão da TAM, reativei o cartão do bradesco, comprei o bilhete do marido com os pontos dele e comprei as minhas em uma promoção de última hora da TAP, que alterou o valor para R$1907,00 (ida e volta).
Para o marido, passagens de ida e volta por apenas 57.000 milhas pela TAP, no mesmo vôo que o meu – tomei cuidado para fazer as duas operações quase simultaneamente para diminuir o risco de esgotar e apenas cerca de 300,00 de tarifas e embarque e diferenças das milhas que não tinha para comprar integral.
PS: Não tenho qualquer ligação com o Bradesco, nem fui beneficiada de qualquer maneira pelas colocações acima. A surpresa com o programa de fidelidade deles foi enorme para mim!
4 Comentários
Ricardo
5 de dezembro de 2011 em 19:05Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Nivia
5 de dezembro de 2011 em 19:27Este comentário foi removido pelo autor.
Anonymous
8 de outubro de 2012 em 14:03Pode tirar o comentário mas essas empresas GOL, TAM, e todas elas são dirigidas por uma CAMBADA DE FILHOS DA PUTA!
Nivia Guirra Santana
8 de outubro de 2012 em 14:09Prezo demais a liberdade de expressão!! O problema é que se não voamos por elas, voamos como? Infelizmente, viajo em poltrona econômica ou milhas, não tenho aeronave própria…