LIVROS
Grandes Viagens. São Paulo: Globo, 2012 – Livro da Lonely Planet com roteiro e fotos de grandes viagens empreendidas pelo Mundo. Para a África interessou-me o capítulo que fala da rota 62, ou Rota Jardim, que acabei percorrendo. Este livro tem um grande perigo: apaixonar-se pelas fotos, colocar a mochila nas costas e cair para dentro do mundo.
Os caminhos de Mandela, Richard Stengel. São Paulo: Globo, 2010 – Relato do jornalista e escritor Richard Stengel que colaborou para a autobiografia de Mandela. Narra suas impressões sobre a vida do ativista político e prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela, com tons de auto-ajuda. Se não se der muita atenção a isto (eu, particularmente, não tolero auto-ajuda), pode-se extrair histórias cômicas e autênticas, além de detalhes da personalidade do líder africano.
Imagens da África, Alberto da Costa e Silva. São Paulo: Penguim, 2012 – Uma coletânea de textos dos primeiros desbravadores do continente africano, com comentários e adequações inteligentes do autor. Leitura muito agradável, embora os textos sejam de um português, em sua maioria, arcaico, sendo possível ler as suas 487 páginas com leveza. Acredito que o autor conseguiu a pretensão definida na introdução “Espero que estes textos, juntos, nos ajudem a imaginar como se pensava no passado sobre um continente que continua a magoar-se com muitos dos estereótipos que sobre ele, ao longo dos séculos, se acumularam.”
Beethoven era 1/16 negro, Nadine Gordimer. São Paulo: Companhia das Letras, 2009 – Reunião de contos sobre várias temáticas do cotidiano, como busca de origem, traições, relacionamentos amorosos e na convivência em um país repleto de diferentes pessoas, de diferentes precedências. Leitura fácil e deliciosa. A autora também é prêmio Nobel de Literatura
A Máscara da África, V.S. Naipaul. São Paulo: Companhia das Letras, 2011 – O escritor Naipaul viajou por vários países do continente africano buscando explicações para a origem e permanência das crenças e religiosidade africanas. Nesta busca, conta relatos de viagem, apuros que passou e reflete sobre a sua condição de turista/intruso em uma outra cultura, que não é a sua. Interessantíssimo, não apenas como um livro sobre a África, mas para refletir sobre a condição de estrangeiro em viagem. O autor também é prêmio Nobel de Literatura.
FILMES
GUIAS
REVISTAS
http://www.dicadadri.com
http://viajandocomeles.com.br
http://impressoes-de-viagens.blogspot.com.br
http://feriasafricanas.blogspot.com.br
http://temavercomigo.com/
http://luciana.misura.org
http://fmnarahara.blogspot.com.br
http://vivinaviagem.blogspot.com.br/2011/04/africa-do-sul-5-port-elizabeth-e-seus.html
http://www.flashesdeviagem.com.br
http://www.esvaziandoamochila.com
http://paixaoporviagens.blogspot.com.br/
http://omundoemeuvizinho.wordpress.com
http://vidaordinaria.com/2012/01/capetown-e-garden-route-a-africa-sem-krueger-park-parte-1/
http://www.malapronta.com.br/blog/2013/01/23/uma-viagem-pela-africa-do-sul/
http://viagens-porai.blogspot.com.br
http://www.academiadovinho.com.br/_ablog.php?art=71
10 Comentários
Guilherme - Viajando com Eles
2 de setembro de 2013 em 22:22Que legal esse seu empenho de querer saber mais sobre o país através da literautra, filmes, etc. Geralmente faço as pesquisas apenas sobre os destinos e tento aprender sobre a história já na viagem.
Vou tentar fazer igual a vc. Obrigado pela inspiração 🙂
Ahh, e pela menção ao blog.
Beijos
Nivia Guirra Santana
3 de setembro de 2013 em 00:28Que bom que gostou Guilherme! Sempre menciono os blogs em que pesquisei para viajar e o seu foi uma das importantes fontes para a África! Abs
Michelle Pfaff
22 de setembro de 2013 em 23:26Nivia, obrigada por listar meu blog! A viagem à Africa do Sul foi minha lua de mel. Amei!
Nivia Guirra Santana
23 de setembro de 2013 em 23:23Eu que agradeço a visita Michelle. Sua viagem me inspirou! Abraços
Berço do Mundo
25 de setembro de 2014 em 21:45Adoro a Nadine Gordimer. Já o Coetzee não é bem a minha praia…
Beijinhos
Ruthia d’O Berço do Mundo
Fernanda Scafi
20 de janeiro de 2015 em 02:26Nossa Nívia, não lembrava desses seus posts da África do Sul! Será que só conheci seu blog depois? Tô aqui devorando os posts agora!!! Eu fui em 2014 pra lá e fiz quase que o mesmo roteiro que o seu!!! Já tenho 45 posts sobre essa viagem e ainda faltam as vinícolas!!! hehehe http://taindopraonde.blogspot.com.br/search/label/Africa%20do%20Sul
Nivia Guirra
20 de janeiro de 2015 em 23:40Acho que nos conhecemos depois mesmo Fernanda! Que legal que fizemos o mesmo roteiro, é incrível pensar em quantos visitantes fizeram o mesmo e tiveram outras tantas impressões…
Ivone
14 de janeiro de 2016 em 12:58Olá,
Não consegui abrir o livro de leitura sobre a Italia. Você me indicar alguns livros.
Obrigada,
Ivone
viagensinvisiveis
19 de janeiro de 2016 em 21:16Olá Ivone, desculpe o link tava quebrado, mas já consertei. Dá uma olhada que tem um monte de dicas 😉
Liliane Inglez
1 de outubro de 2017 em 21:35Nívia, que lista bacana! Eu gosto muito de ler sobre o destino antes, mas também adoro ler depois da viagem, pra matar (ou alimentar?) a saudade… Estou com “Os Caminhos de Mandela” aqui na fila e já quero comprar alguns da sua lista! Abraços!!!