Nunca escondi minha preferência e não tenho problemas em reafirmar: Itacimirim é a melhor e a mais linda praia do Litoral Norte. As águas calmas e limpas, com livre escolha entre vários atrativos.
Post atualizado em 10/08/2020
Quer praia deserta? Caminhe 5 min e ai está ela, entre a Pousada Jambo e e a Pousada da Espera.
Quer movimento, música, crianças e animação? Quer socializar, comer caranguejo ou qualquer coisa que não seja olhar o mar, caminhe um pouco após a Pousada Jambo e algumas barracas te esperam.
De início, dê preferência a um delicioso bolinho de peixe ou ao imbatível acarajé. Basta caminhar mais à direita, na mesma Praia da Espera e terá tudo isso:
Mas sempre muito linda e muito limpa!
Itacimirim tem seu nome devido à junção das palavas tupis itá (pedra), sy (mãe) ou ci (lisa) e mirim (pequeno) ou seja, a “pequena mãe de pedra” ou “pequena pedra lisa”. Foi nesse vilarejo que o desbravador Amir Klynk aportou após 100 dias de viagem cruzando o Atlântico.
Almir Klynk conta que, ao chegar na Praia da Espera, em Itacimirim, encontrou um pescador que, ao ver que o desbravador voltava de mãos vazias, lhe ofereceu duas sardinhas para que pudesse se alimentar.
É essa simplicidade que avistamos ainda hoje em Itacimirim, no leve balançar dos barcos no porto e na lida diária dos pescadores no local.
As praias de Itacimirim
Itacimirim é um distrito, uma vila da cidade de Camaçari. Assim como Arembepe ou Barra do Jacuípe, foi inicialmente povoada por pescadores. Com a construção da Estrada do Coco, nome pelo qual ficou conhecida a estrada BA099, vários empreendimentos imobiliários passaram a ser construídos no local, especialmente residenciais.
Mesmo com todo o desenvolvimento do Litoral Norte, Itacimirim mantém um pouco da atmosfera de vila de pescadores pela pouca estrutura.
Praia da Espera
Tudo bem: Itacimirim fica apertada entre o Rio Pojuca e o mar, uma estreita faixa de terra, de menos de 3 quarteirões nas partes mais largas e, em alguns casos, apenas o mar, a rua e o rio. Talvez por isso tenha este nome indígena: a junção de Ita(pedra) ci(lisa) mirim(pequena). E é realmente uma faixa de terra ou de pedra em cima de águas doces e salgadas.
E para quem gosta de coqueiros, é quase uma afronta. Lembro da primeira vez que fui em Florianópolis e me encantei com o Farol de Santa Marta. Um nativo me disse: realmente aqui é bonito, mas não tem coqueiro! Quem diria que um nativo da ilha me despertasse para o quão bonita é uma praia com coqueiros.
Até o nome da praia da Espera é poético, foi assim intitulada por ser o local em que as esposas dos pescadores esperavam a chegada dos mesmos, quando a maré fechava os outros portos da região.
Praia do Surfe ou Praia do Peru
A praia do Surfe fica dentro do condomínio Praia de Itacimirim. É preciso ultrapassar a portaria, que não tem controle de acesso, para se adentrar de carro.
Certamente, é possível de chegar à pé a partir da Praia da Espera, uma caminhada muito agradável pela praia. A praia do surfe é uma praia extensa com ondas fortes na parte final e na maré alta.
Na maré baixa, a praia se torna calma e agradável, especialmente no início, após a barraca Papiri. Ao final da praia do Surfe está o Vila Galé Marés e a praia de Guarajuba. A praia do surfe não tem muita estrutura, apenas uma barraca, que na alta estação coloca mesas e cadeiras, com exigência de algum consumo.
Praia da Barra e Praia das Ondas
A praia da Barra fica na foz do Rio Pojuca. Há muita estrutura de barracas e é uma praia de rio. Como é o único local que permite a entrada de ônibus em Itacimirim, espere um ambiente ruidoso e cheio.
Já a praia das Ondas, como o próprio nome identifica tem um mar violento e, com a maré alta, perigoso para banho. Fica logo após a praia da Barra e antes da praia da Espera.
As lagoas que cercam Itacimirim
Após se adentrar em Itacimirim pela Ba099, chega-se a uma lagoa dividida por uma ponte. Esse é o acesso às praias. Podemos perceber ao longo de todo o percurso, que liga a praia das ondas, a praia da espera e a praia do surfe, uma lagoa ladeando o caminho.
Em alguns momentos percebemos outras pontes que ligam a parte continental à Av. Principal de Itacimirim e o visual pode mudar muito dependendo da estação. Na época de chuvas, de março a julho, é comum a inundação dessa avenida, dificultando a passagem.
As lagoas proporcionam lindas vistas, especialmente ao por do sol, quando casais de noivos tiram fotos para álbuns de casamento e alguns turistas avisados vêm acompanhar o espetáculo da natureza.
Onde se hospedar
A minha primeira opção em Itacimirim é a pousada Jambo. Conheço a pousada há muitos anos e nem sei quantas vezes já me hospedei lá. Posso dizer que a Jambo já fez parte na minha vida em comemoração de aniversário, bodas e aniversário de namoro.
Iolanda, a proprietária, está sempre pela pousada e é uma simpatia. A localização também é imbatível, fica próxima à parte mais calma da praia da Espera, mas um pouco afastada do burburinho das barracas. Além disso, a cozinha é um capítulo à parte.
Recomendo o polvo picante e o bolinho de peixe, uma delícia!
A Pousada da Espera tem diárias mais baratas e é maior do que a Jambo. O seu charme está nas espreguiçadeiras que estimulam a vontade de não sair dali.
A piscina também é muito bonita e agradável
Ficamos em um dos quartos de frente para o mar, em uma espécie de chalé com dois andares. Os quartos são mais simples e acho que poderiam ser mais bem cuidados, uma pequena reforma e mais objetos de decoração, apenas um olhar carinhoso e de bom gosto.
Quando fomos, há alguns anos, almoçamos na pousada e a moqueca de camarão estava ótima. Nada nos desapontou verdadeiramente, o atendimento é um pouco precário (mas isso infelizmente é bem comum na Bahia).
Os quartos poderiam estar em melhor estado, mas eram limpos e, aqui na Bahia, na baixa estação é comum algumas falhas de conservação.
Onde se alimentar. Dicas de Restaurantes
Além das pousadas, poucos restaurantes encontramos em Itacimirim. à noite as opções são o Ristaurante Italiano Skipper e a Edinho’s pizzaria.
O Ristaurante Skipper tem ambiente informal, com lâmpadas quentes entre as árvores e cadeiras do lado de fora, na varanda em frente à rua. Comemos um excelente fettuccine ao frutos do mar, com porção muito farta para duas pessoas.
O Edinho’s pizzaria também é uma boa opção para a noite. Com forno à lenha e várias opções de pizza, a massa fina e crocante não fica a dever a boas pizzarias de Salvador e Praia do Forte.
A Barraca El Porreton fica na praia da Espera e tem um cardápio típico das barracas de praia de Salvador e região. Caranguejo, lambreta, bolinho e outras opções com menu kids e pratos com carne do sol.
Tudo isso em frente ao melhor e mais calmo trecho de banho de Itacimirim. Não tem muito charme, mas compensamos com um banho de mal e o visual dos barquinhos no porto.
Um restaurante com aspecto de barraca da praia, a Papiri está entre a praia da Espera e a praia do Surfe e, embora fique em frente ao mar, há que se caminhar um pouco para ter acesso à praia. Uma grande barreira de corais impede o banho em frente ao restaurante.
Bate e Volta a Itacimirim
As praias de Itacimirim ficam a 48 km de Salvador, a cerca de 12km de Guarajuba e 15km do centro de Praia do Forte. Tanto é possível se hospedar em Itacimirim e curtir a noite em Praia do Forte, como passar o dia nas praias e retornar à Praia do Forte. Isso se estiver de carro ou em taxi.
Para os turistas sem carro, o deslocamento fica mais complicado.
Se o desejo for passar apenas o dia, recomendo ficar em uma das barracas logo no fim da Rua da Poesia, após a Pousada Jambo. Sempre optamos pela Le Porreton (gostamos do nome pitoresco), que tem estacionamento próprio – o que é um primor nas ruas estreitas de Itacimirim.
Outra opção é a Barraca Papiri, mas esta não possui estacionamento. É possível buscar uma vaga próximo às ruas do condomínio Praia de Itacimirim.
De certo preciso avisar: Itacimirim não tem vida noturna. Apenas os restaurantes das pousadas, a pizzaria e o restaurante italiano que citei. Talvez por isso seja tão especial, à noite só o vento nos coqueiros, de dia apenas o leva e traz da conversa marítima.
Por isso recomendo ficar ao menos dois dias. E se quiser ficar, basta fazer revezamento: ora boiar na água, ora boiar na areia.
Temos outros posts dessa linda Bahia e de outras praias fantásticas, como a Ilha de Boipeba, Ilha dos Frades, Ilha de Maré.