Aproveitamos a viagem a Munique para fazer um bate e volta à cidade de Fussen, onde está o Castelo de Neuschwanstein. O castelo que inspirou Walt Disney é a mais delirante e emocionante loucura do Rei Luis II da Baviera.
♥Como chegar♥
É perfeitamente possível conhecer a cidade de Fussen em um dia saindo de Munique. A única dificuldade é uma baldeação na estação de trem, em Buchloe . Até achamos que iríamos nos perder, mas ao seguir o fluxo, vimos que todos iam para o mesmo lugar – conhecer o castelo da cinderela, o Neuschwanstein no topo das montanhas de Fussen.
Trem para Fussen de Munique
Há um segredinho na compra das passagens. Se for de trem e estiver em grupo, a melhor opção é comprar o bilhete regional, o Bayern Ticket. Com ele, é possível embarcar até 05 passageiros com o mesmo ticket, o que fica muito mais econômico. A única pegadinha é que tal bilhete tem algumas restrições de horários (normalmente, nos dias de semana somente após as 9h da manhã, horário liberado nos finais de semana). Não tem lugar marcado.
Lockers na estação de trem de Fussen, Alemanha
Nós compramos o passe de trem na própria estação central e na hora de viajar. Muitos indicam comprar com antecedência, mas para bilhetes mais baratos e viagens curtas (até 2h), não acho necessário. Principalmente quando se tem vários horários para a mesma cidade, como é o caso de Fussen. O blog SundayCooks tem um roteiro bem detalhado sobre a compra de trens na Alemanha.
Na estação de trem de Fussen tem lojinha, banheiros e várias opções de cervejas 🙂 Também há lockers para guardar mochilas.
Lockers na estação de trem de Fussen, Alemanha
Ao chegar na estação de Fussen, há ônibus, já incluso na passagem, que leva até a bilheteria. Nós não precisamos nem apresentar os tickets do trem, mas é bom ter à mão.
♥ Como acessar o Castelo♥
O ônibus deixa próximo da bilheteria, em Hohenschwangau, basta subir uma pequena ladeira. É fácil identificar pela quantidade de pessoas na fila. O ingresso é disponível apenas com acesso guiado em tours de 20 pessoas e há o áudio guia em português. Deve tomar muito cuidado com o horário, pois eles chamam pontualmente e quem não estiver presente perde o ingresso. Custou E$13,00. O ideal seria comprar pela internet, mas como decidimos ir em cima da hora, não deu.
Da bilheteria até o castelo se faz em uma longa e íngreme caminhada. Só sugiro a quem tem algum condicionamento físico e esteja com a saúde em dia. A vantagem é que o caminho é quase todo coberto de vegetação, então quase não se tem calor ou sol na cabeça. São de 30 a 40 (quarenta) minutos vendo a cidade de Fussen ficar pequena ao subir a montanha. Existe um ônibus que leva até a encruzilhada entre o Neuschwanstein e a Ponte Maria (Mariensbrucke) ,custa E$1,80.
No caminho há uma Hoffbrau, cervejaria famosa de Munique, nós resistimos bravamente e continuamos subindo. Quem vai a pé, ainda antes do castelo, chega a um mirante onde se pode observar os lagos que a rodeiam. Começou a fazer sentido a quantidade de caiaques e barcos que vimos pelo caminho.
A pequenina Fussen, Alemanha
Nesse mirante há uma lanchonete com salgados honestos, bebidas e doces. Vende também alguns suvenires relacionados ao castelo. É um ótimo ponto para descansar, especialmente porque há outra ladeira até a Ponte Maria. Sentar com essa vista e conexão wi-fi aberta da lanchonete foi uma dádiva 🙂
*Horário da bilheteria:
De abril a 15 outubro: 7.30 a 17h
De 16 outubro a março: 8.30 a 15h
*Horários do Castelo de Neuschwanstein
De abril a 15 outubro: 9 a 18
De 16 outubro a março: 10 a 16. Não funciona dia 01/01 e 24, 25 e 31/12
♥O Castelo de Neuschwanstein ♥
Li em alguns blogues que a inspiração seria do castelo da Bela Adormecida, mas as fotos não deixam dúvidas: o principal castelo da Disney, da Cinderela, foi inspirado no Neuschwanstein.
Construído em 1868 pelo Rei Luis II (Ludwig) e aberto ao público quando de sua morte em 1886, foi seu último grande arroubo de loucura e beleza. A obra realizada encima da montanha, impossível para alguns, consumiu milhares de euros. Além disso, tomou o tempo do rei que se isolou voluntariamente em Fussen, deixando a capital abandonada.
O estilo do castelo é do renascimento romântico do século XIX e suas torres precipitando nas colinas dá o tom de conto de fadas.
No interior do castelo não é possível tirar fotos, o que é um pecado, pois o mesmo não decepciona. Especialmente a sala do trono de influência moura. Os aspectos medievais cercam todo o castelo, além de lendas nórdicas em pinturas e elementos decorativos. Ludwing II era um amante da Idade Média, recriando o palácio com muitas influências da época.
Richard Wagner também foi uma das inspirações do castelo, sendo a ópera Lohengrin retratada em vários cômodos, com o cisne dominando a decoração.
♥ Marienbrucke (Ponte Maria)♥
O melhor ponto de vista do Castelo de Neuschwanstein em Fussen não fica em sua base, mas na Ponte Marienbrucke. Construída sob o Desfiladeiro de Pöllat, leva o nome da mãe de Ludwig II
Em uma ponte suspensa, podemos ver a magnitude do castelo. Isso se o medo deixar, já que se está a 90 metros de altura. Não se paga para acessar a ponte, porém ela não funciona no inverno, quando o local fica coberto de neve.
Em Fussen há outro castelo que também pode ser visitado, o castelo de Hohenschwangau, de estilo neogótico. O local de morada desde a infância de Luiz II, era bem mais modesto, mas permitia uma vista do Neuschwanstein.
Acho que vale a pena para quem decidir dormir em Fussen. Eu realmente indico visitar o castelo com mais calma, fazer algum esporte na cidade, alugar una bicicleta para percorrer os lagos… Fussen me pareceu muito convidativa.
Nós não dormimos em Fussen, o que pretendo fazer na próxima vez que visitar a Bavária, mas ficamos em um hotel lindo e estiloso em Munique. Reservei pelo Booking.