A fantástica festa da rosa de Cesky Krumlov na República Tcheca é feita sob medida para quem se interessa por história, cultura medieval ou mesmo culinária local. Em qualquer caso é uma experiência inesquecível. Os moradores e milhares de turistas invadem a cidade no evento mais esperado do ano, para comer, beber, ver shows de música antiga ou simplesmente desfilar com seus maravilhosos trajes de época.
Pode parecer clichê, mas estar na festa da rosa é como cair em um sonho! Entrar em uma cidade que, naturalmente já te transportaria para outros séculos, tempos antigos como o castelo de 600 anos que paira sobre ela, e ainda encontrar um clima de revival da idade média. É assombroso!
Cesky Krumlov é uma cidade histórica, fundada entre 1254 e 1309, quando a família Rosemberg se fixou na cidade e atuou muito no desenvolvimento da mesma, construindo o Mosteiro, a Igreja e o Hospital, além das ampliações e reformas do próprio castelo. Logo ao se adentrar na cidade, se percebe um alto muro com um portão, um dos resquícios da Cesky que, um dia, foi inteiramente murada.
A festa da rosa de cinco pétalas data de 1968 e este ano completa 50 anos de existência, em uma grande comemoração que vai de 22 a 24 de junho de 2018.
A origem do nome está no emblema da família Witigonen, sucedida pelos Rosemberg, a nobre família mais antiga que a própria cidade e que viveu no castelo mais emblemático da região desde 1302 até os idos de 1600, quando, por dívidas, o seu último herdeiro vendeu a cidade ao imperador Rudolf II de Habsburgo.
Durante a festa, vale a pena visitar o castelo que, além de apresentar suas belezas próprias, tem parte do acervo da família em pratarias, lustres, móveis e objetos, ainda proporciona uma experiência inesquecível: a de ver os trajes medievais passeando pelos antigos espaços do castelo.
É fácil ficar completamente fascinada pelo ambiente, não é a toa que a cidade é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e o segundo destino mais visitado da República Tcheca (perde apenas para Praga). A feira de artesanato, a música medieval na praça principal e por toda cidade, tocando instrumentos antigos e culminando no destaque do festival – uma procissão com muitas pessoas em trajes históricos, cavaleiros, malabares e bandeiras das nobres famílias. E um sorriso no rosto de todos, que assistiam e que desfilavam.
Descobri a festa da rosa de Cesky Krumlov ou festa da rosa de cinco pétalas por acaso. Ao procurar hospedagem para as datas escolhidas, estava tudo lotado. Inclusive em pousadas pequenas e familiares, com preços altíssimos. Pensei que havia algo de errado e fui pesquisar: estaríamos na cidade durante a festa mais importante do ano.
A origem da festa é remota. Iniciou em meados de 1900, foi interrompida e retomada em 1968, sendo novamente esquecida durante o período comunista. Em 1990 voltou com força total e, pelo que vimos em 2017, está em pleno vigor. As principais atrações da festa acontecem na Praça Nám Svornosti, onde fica montado o palco principal.
A feira de comidas regionais também fica nesta praça e é possível provar todo o tipo de produção local, de queijos a vinhos, embutidos, cerveja artesanal, doces, pães e bolos. Há cadeiras e mesas espalhadas pela praça, além dos restaurantes dos hotéis que ficam lotados de hospedes e turistas.
Recomendo provar o Trdelnik, um doce típico da República Tcheca, que é basicamente uma massa assada com um furo no centro, coberta de açúcar e recheada, ora com sorvete, ora com chocolate, amêndoas ou nutela. Lembra o nosso churros, mas bem maior e mais crocante. Uma maravilha!
A festa é simples, alguns shows de música, desfiles e procissões, inclusive a procissão do fogo que é linda! Muitas famílias caminhando com seus trajes maravilhosos. Inclusive, todos os que vi adoravam tirar fotos, então aproveite para tirar uma casquinha!
As crianças realmente entram no clima e é difícil escapar da atmosfera de nostalgia.
Ao entardecer, após o desfile das famílias nobres de Cesky Krumlov (última atração do sábado), caminhamos descompromissadamente pelas ruelas, buscando uma visão nova de uma cidade que, embora pequenina, parece inesgotável. Encontramos um cantinho esquecido, em que o rio Vltava surgia e sumia entre as casas antigas, totalmente alheio ao burburinho do centro da cidade. E lá estava Cesky Krumlov esquecida no tempo… ali nos apresentamos corretamente, muito prazer Cesky!
“Saiu e tomou a direção do cais. Queria ver o Vltava. Queria parar à sua margem e olhar demoradamente para a água, pois a visão da água fluindo acalma e cura. O rio corre de século em século e as histórias dos homens se desenrolam na margem. Acontecem para ser esquecidas amanhã e para que o rio não pare de correr.”
Milan Kundera, A insustentável leveza do ser.
Dicas práticas
No período da festa, o portão que dá acesso ao centro histórico é fechado e o acesso só é permitido com uma pulseira, que será válida para a sexta e o sábado.
No último dia, domingo, não há ingresso, mas as atrações só ocorrem até o meio dia.
Valor dos ingressos para 2018: Sexta: E$9,00 ou Cz$ 200,00 Sábado: E$ 13,00 C$ 300,00 Entrada para os dois dias: E$ 13,00
Para maiores informações e a programação completa do evento, basta acessar o site da festa.
Há descontos para estudantes, que pagam 50%. Adolescentes (10 a 15 anos) pagam E$ 3,00 e crianças de até 10 anos não pagam ingresso.
Mas agora a melhor dica: pessoas em trajes históricos não pagam ingresso!
Que tal desencavar aquela fantasia marota do armário e levar para passear em Cesky Krumlov? Eu não levei e me arrependo profundamente.
É imprescindível reservar com antecedência a hospedagem se quiser encontrar algo com preço convidativo. Quer se hospedar em Cesku Krumlov? Ficamos em um lindo apartamento na cidade e conhecemos dois hotéis ótimos, um de frente para a praça principal, todos reservados pelo Booking.
Gosta de festas populares? Conhecemos algumas, como o dia dos mortos no México, que também foi sensacional!
1 Comentário
Como é a festa de aniversário de Munique, Alemanha - Viagens Invisíveis
7 de dezembro de 2018 em 08:50[…] essas coincidências estariam relacionadas com nosso apetite por festas 🙂 Aconteceu conosco em Cesky Krumlov e também lá foi […]