As Ilhas Rosário, ou Parque Nacional Natural Corales del Rosario y San Bernardo, são o verdadeiro Caribe de Cartagena. Isto porque, embora muito se fale de Cartagena como uma cidade caribenha, as praias não empolgam. Não há, na parte urbana de Cartagena, a água calma e azul própria do Caribe. Como chegar nas Islas Rosário? Mais fácil do que se imagina.
Água calma, azul, areia branquíssima, corais e peixes de todas as cores não faltam às mais de 30 ilhas do Arquipélago del Rosário. Existem duas formas de chegar nas Ilhas Rosário, a partir de Cartagena:
De transporte público
As saídas de barco partem do Muelle de La Bodeguita, próximo às Muralhas (após a Torre Del Reloj, atravessa à rua e segue à direita). Neste Muelle, um verdadeiro terminal de saída de embarcações, há vários guichês de agências que vendem passeios de um dia pelas Islas Rosário, com diversas opções, todas pela manhã.
Saída de Cartagena em direção às Ilhas Rosário, vista do Muelle de La Bodeguita
Como ficamos hospedados no Hotel San Pedro de Majagua, a melhor opção foi pegar a lancha própria do hotel, que parte do Muelle Marina Santa Cruz, no bairro de Manga, (um pouco distante do Centro de Cartagena, tivemos que ir de táxi).
Custou COP$ 118.500,00, cerca de R$150,00, ida e volta. Os horários são restritos: saída às 9:00 e retorno às 15:00, com uma hora de um agradável passeio.
Uma vista panorâmica da cidade murada, da parte mais nova com arranha-céus, cruzeiros enormes chegando e saindo do porto da cidade.
No caminho também podemos ver resquícios da fortaleza de Bocachica, uma das portas de Cartagena antiga.
A grande vantagem para nós de pegar o barco do próprio Hotel foi chegar diretamente no San Pedro de Majagua para o checking, ser apresentada ao hotel e o barco ainda nos esperar para fazermos o passeio para o Oceanário, tudo isso incluso no valor.
A Ilha não tem qualquer infraestrutura que não seja a oferecida pelo hotel, então, é conveniente levar alguns lanches, já que na diária só está incluso o café da manhã e o jantar.