Fui levada à Carmelo por acaso. Encontramos passagens baratas em um voo de Salvador a Buenos Aires e no mesmo dia vi um post sobre Carmelo no Café Viagem. Pelas fotos da Pousada Campotinto e Carmelo, iríamos conhecer o Uruguai romântico. E olha nossa primeira vista ao chegar na pousada para almoçar ♥
Em Carmelo, a melhor opção para aficionados por vinho é ficar em pousadas especializadas, dentro das vinícolas, e não no centro da cidade. Escolhemos a Campotinto, que é uma uma atração por si mesma. Faz parte de um projeto ambicioso (e ao mesmo tempo intimista) que conta com uma pequena pousada, um restaurante recomendadíssimo, um vinhedo e um condomínio de casas particulares com vinhedos também particulares, o La Concordia.
Estava decidido, iríamos conhecer esta cidade de 18mil habitantes e seu potencial para ser uma excelente rota de vinhos na América do Sul. Com a parceria com a pousada CampoTinto*, ficaríamos uma noite e depois seguiríamos para Colônia. Logo que chegamos, após conversar alguns minutos com Véronique, já decidimos ficar mais uma noite. Véronique nos ajudou com as visitas a alguns vinhedos, inclusive organizando os horários. Não foi surpresa quando li os elogios dos hóspedes a ela no livro da pousada.
Para vocês entenderem como caímos de amor por Carmelo e pela Campotinto, na manhã do terceiro dia Fabio me pergunta:
-Não dá pra cancelar tudo e ficar por aqui?
Eu: -Não amor, infelizmente não dá.
Conversando com Daniel, o enólogo da Campotinto, ele nos explicou que parte da produção de vinhos é da própria Campotinto, mas que os proprietários do La Concordia possuem lotes com vinhedos próprios, com a assistência e controle de qualidade do condomínio, ou seja, com a assistência especializada de Daniel e sua equipe.
Imagina comprar uma casa e ao fundo possuir seu próprio vinhedo, acompanhar a produção, fazer os testes, ver a evolução do vinho no carvalho francês e depois ter as suas próprias garrafas? Um sonho, não é mesmo?
Assim que chegamos, fomos almoçar e confirmamos que o restaurante é realmente muito bom, estava lotado por visitantes de Carmelo, brasileiros, argentinos e outros turistas. Provamos o vinho da casa e decidimos ir à pé para a bodega Cordano ou Armazén de la Capilla, é tão perto que nem precisamos pegar as bicicletas fornecidas pela pousada.
A pousada também oferece pic-nic na grama em frente aos vinhedos, preparando uma cesta com queijos, vinhos e taças para levar e poder ficar sem fazer nada, só ouvindo passarinhos e olhando o horizonte…
Depois de provar uns vinhos na Cordano, comprar um doce de leite, voltamos caminhando vendo o pôr do sol nos vinhedos da Campotinto e pensei que poderia morar ali…
Agora que fomos embora, queria escrever um texto poético, digno de Carmelo.
Falar dos seus campos vermelhos pela folha seca da Shiraz, que se estendem até onde nosso olho pode alcançar….
Ou poderia começar a falar de uma gentileza que não se vê em muitos lugares, de uma simplicidade no trato, do apertar a mão de quem plantou algumas das uvas que estão em sua taça.
Também poderia escolher falar das várias pousadas de charme, dos quartos em casas de fazenda, com móveis antigos e novos vintage, lençóis macios e ramos de lavanda no banheiro.
Talvez diga apenas que Lola** é uma cadela muito especial que vai lhe seguir quando você for visitar as bodegas próximas à Campotinto e que vai se esconder atrás de você quando estiver com medo. E que você vai ficar de coração partido quando se despedir.
Ah, esqueça tudo que eu disse acima, são coisas banais, mas anote essa: seu coração vai sentir quando for embora de Carmelo…
… E vai pedir para voltar.
♥Como chegar na Pousada Campotinto:
Pegamos o ônibus da Berruti na rodoviária de Colônia do Sacramento, também vale a pena alugar um carro, principalmente se tiver um motorista da rodada, rsrs. O ônibus vai até Nova Palmira, município após Carmelo, e nos deixou na estrada (Ruta 21) há 1,5 km da Pousada, em frente à Igreja de São Roque pelo Caminho dos Peregrinos.
»Só vale se estiver sem malas pesadas, senão é melhor descer no ponto central/agência e pegar um táxi em Carmelo. 😉
A Campotinto fica perto das vinícolas Cordano e El Legado, ambas dá pra ir à pé ou de bicicletas. A bodega Irrurtia também fica próxima, mas cruza a rodovia. Para as demais, o ideal é ir de carro, exceto para quem tem experiência com bicicleta, a mais distante fica a 15,4km da Campotinto – Casa Chic (Bodega Buena Vista).
♥Reservar um quarto na Pousada Campotinto
Para reservar na Campotinto ou outras pousadas de charme em Carmelo, basta clicar aqui
♥O que fazer em Carmelo e na Pousada Campotinto
A grande atração de Carmelo são as vinícolas! Junto a elas estão as pousadas de charme, os bons restaurantes e o ambiente rural. Na cidade propriamente dita, também há bons restaurantes, o rio e sua praia. Como fomos no outono, não havia praia para aproveitar, mas no verão lota! Também há um resort, com serviço de spa, o que atrai muitos visitantes.
A pousada tem uma estrutura de casa de fazenda, com sala de estar, uma bela adega, internet wi-fi e bicicletas para os hóspedes percorrerem a região. Visitamos as outras cinco vinícolas da região com Norberto e gastamos U$40,00 em um dia.
* Tivemos uma diária cortesia e pagamos a outra.
**Lola é a cadela da Campotinto, foi adotada nas enchentes que acometeram a região há um mês atrás, em abril de 2016. Leia mais sobre o caso aqui
Quer ler mais sobre Carmelo? Clique aqui
8 Comentários
Olga Bely
1 de junho de 2016 em 16:42Foi ótimo encontrar vcs visitando Irrurtia! Lindo blog
viagensinvisiveis
5 de junho de 2016 em 22:16Olá Olga, que legal te ver aqui!! Obrigada pelo elogio! Um abraço
Luciano e Andrea
6 de novembro de 2016 em 20:51Também adoramos a Campotinto e também deu muita vontade de morar em Carmelo!! Quem sabe??
viagensinvisiveis
22 de novembro de 2016 em 10:42Carmelo é só amor! Quem sabe??? <3
Carolina Pereira
22 de julho de 2019 em 12:03Olá, vou me hospedar na Campotinto, mas não estarei de carro.
Vamos pegar um ônibus montevideo-carmelo, como se chega na pousada a partir do centro da cidade? Eles fornecem transporte.
Muito obrigada!
viagensinvisiveis
22 de julho de 2019 em 19:34Bom dia, não chegamos a entrar em contato com a pousada sobre transporte, mas pegamos o ônibus de Colônia a Carmelo e avisamos o motorista que gostaríamos de ficar na Campotinto e mostramos o endereço. Ele nos deixou muito próximos e fomos à pé sem dificuldade. De qualquer forma, se a pousada não tiver transporte (recomendo que liguem para lá) há táxis próximos aos pontos de ônibus e não é muito longe do centro de Carmelo! Ótima viagem para vcs, estou morrendo de saudades de Carmelo!
Luiz Eduardo de Lima
15 de outubro de 2022 em 16:10Puxa vida esse blog ainda está funcionamento. Me chamo Luiz irei viajar para Buenos Aires com esposa e filho, queria tirar uma pernoite para conhecer Carmelo, pois vamos ir a Colônia, mas na faço ideia de como fazer. Você pode ajudar me respondendo por e-mail talvez?
Silvia Couto
15 de novembro de 2022 em 17:52Boa tarde. Eu e meu marido gostaríamos muito de ir à Carmelo . Mas eu gostaria de saber os horários pois estarei livre somente segunda-feira. Seria possível me dizer os melhores dias que funcionam as vinícolas? Desde já agradecida! Silvia Couto