Viagens Invisíveis

Buenos Aires – segundo dia – sábado

Sábado de manhã, logo cedo, fomos para o centro returistar buenos aires.
O centro histórico de Buenos Aires, que engloba a Plaza de Mayo, a Calle Florida, o Obelisco e Puerto Madero, permanece bonito e limpo. Na Calle Florida o caos de ambulantes, artistas de rua e vendedores ainda impera, porém há uma certa organização no caos, já que não fomos incomodados uma única vez. No elegante Shopping Galerias Pacífico nos encantamos com os afrescos do teto (não me lembrava deles….).



Para quem deseja sofisticação, é a dica. Lojas de cosméticos (L’oxitane, clinique, lâncome, etc…), roupas de griffe e um delicioso café no segundo piso (caro, mas delicioso).


Andar pelo centro histórico das cidades é uma das coisas que mais gosto de fazer em viagens, Realmente aprecio as ruas estreitas e os calçadões, que exalam um certo charme retrô (às vezes com uma dose de decadência) resistente às multidões que as violam sem parar. Olhar para um relógio como este funcionando me fez questionar sobre a nossa finitude, quantas pessoas olharam para ele e confirmaram com seus relógios de pulso e já se foram, com seus relógios…


… porém não tinhamos tempo para filosofia de viagem, já que precisavamos ver a Casa Rosada.
 
 
Da primeira vez que estivemos em BAs a Casa Rosada estava em reforma e o que encontramos foram tapumes e andaimes – quase não se podia ver algum rosa entre a horrenda fachada da obra. Quatro anos depois, a encontramos assim:
 
E a surpresa inevitável, dentro ela é amarela!
 
 
Cheia de turistas e com guardinhas vestidos à moda inglesa, nos despedimos da Casa Rosada com o sentimento de dever cumprido.

Seguimos então para Palermo Viejo onde iriamos encontrar o resto da familia para almoçar e passear pelo bairro. Almoçamos um belo bife de chorizo e ojo de bife no restaurante Don Julio – sem luxo, mas bem agradável na varanda externa.





Caminhar por Palermo é uma delicia! Recomendo, no mínimo, uma tarde, sem compromisso, para tomar sorvete, sentar nos bancos, olhar as interessantes vitrines, ou mesmo passar horas em lojas como esta: Sabater Hermanos. Uma loja de sabonetes deliciosos, muito criativos. Comprei de capim-limão e de baunilha, o primeiro com uma sugestiva inscrição: “te queres bañar conmigo?”. No último dia, arrependi de só ter comprado os dois, são excelentes souvenirs.

 


Em palermos há lojas das mais deliciosas, talvez para repensar: será que vale realmente ir a BAs para comprar as marcas famosas e repetitivas, com tanta oferta de coisas legais e exclusivas? O que comprei – um chapéu e sabonetes, sai feliz da vida! Mas Palermo também tem uma excelente oferta de grifes, com bons preços,  para quem não se convenceu…
No final da tarde, retornaríamos ao Hotel, quando decidimos buscar outro tesouro perdido que não conseguimos ver na primeira vez – A livraria El Ateneo Grand Esplendid. Na primeira ida, não tinha anotado o endereço e também a conhecia apenas como El Ateneo. Depois de muito caminhar, todos nos davam a mesma informação – mas existem várias Ateneos em BAs. Desta feita, com o endereço em mãos, localizamos.
 
Para quem gosta de livraria é simplesmente a mais bonita que já adentrei. Parece enorme, mas, embora tenha vários andares, é bem compacta, e linda, linda, linda… A foto não faz jus…
 
 

Tomamos uma quilmes no calçadão em frente. A especial livraria fica na Av. Santa Fe, outra meca das compras.

 
À noite fomos para o Piazzola Tango (fizemos a reserva pelo site mesmo). O Piazzola fica no meio da Calle Florida, em uma entrada inimaginável por uma galeria, Guemes. Descemos uma escada vermelha e tudo parecia meio brega, meio descuidado. Porém, após passar pela bilheteria e entrar no teatro a vista é essa:
 





O show é bem teatral, o público fica distante, bem diferente do El Querandi, que conhecemos da última vez, porém muito bem preparado, com bons dançarinos. Vale a pena.


Após o tango, fomos para o Sottovoce, um italiano recomendadissimo. Realmente saboroso, porém, quando chegamos, cerca de 23h, já não estavam servindo os pratos mais elaborados. Necessário reserva.

Sottovoce – Recoleta –  Libertador 1098 – Esq. Ayacucho – tel: 4807-6691 – Italiano com ótimas referências.

Piazzola Tango (Cena y Espectaculo U$S 100 U$S 140.- Espectáculo U$S 56) – Florida 165, San Martin 170 – Galeria Guemes – Centro







Sair da versão mobile