10 Em Bahia/ Bom Jesus da Lapa/ Brasil

Bom Jesus da Lapa

Há tempos me cobro postar esta pequena cidade (62.446 habitantes pelo censo 2010) que concentra um dos maiores turismos religiosos do Brasil, segundo estudo de um Prof. Dr. José Carlos de Oliveira da UFba. Especialmente considerada pela existência de uma magnífica gruta que serve de local de peregrinação desde 1691, quando um fiel do Bom Jesus deslocou-se de Salvador a pé até chegar na gruta, atualmente Santuário do Bom Jesus.

 

O turismo religioso de Bom Jesus da Lapa cresce enormemente na primeira semana de agosto, com a procissão do Bom Jesus no dia 06/08 e segue em alta até meados de outubro, quando diminui um pouco o movimento. Porém durante todo o ano é possível se ver fiéis pagando suas promessas e paus de arara levando romeiros.
O nosso “conhecimento” de Bom Jesus da Lapa é um pouco mais profano, embora a procissão do Bom Jesus seja emocionante – prometo postar fotos deste ano!
Aproveitei as “férias” de 15 dias para percorrer os melhores restaurantes, bares e pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa. Iniciemos pelo ponto principal: A famosa Gruta.
A cidade de Bom Jesus cresceu em volta da Gruta, que margeia o Rio São Francisco Esta enorme construção de cálcario e o fato de estar isolada de outras formações geológicas parecidas, torna único o olhar sobre ela. É como se toda a energia vital tivesse se concentrado para colocar em um lugar específico um emaranhado de pedras que juntas formam um imenso tijolo, isolado na planície. Adentrar a gruta é um experiência única, ao mesmo tempo claustrofóbica em alguns lugares, mas uma dádiva para contemplar.
 
De quase todos os pontos da cidade é possível observar, desde a praça principal:
 
 
Da outra margem do Rio
 


E a sua frente


Detalhe do Bom jesus




Logo na porta, está o altar para colocar velas com pedidos


E ao adentrar esta é a visão




Um enorme caverna que pode espantar até os mais céticos.

Os muros com as graças alcançadas e pedidos 



Esta foto foi tirada em setembro de 2010, mas o clima ainda era de romaria, com cantoria e muitos romeiros na gruta.


A riqueza do altar principal.


Detalhe da gruta sobre a escultura

Em frente há uma feirinha permanente, com artigos religiosos e artesanato típico. Esta foto foi de setembro/10 e a segunda de dezembro/2011, dá para perceber a diferença no número de pessoas na rua

 


Bom, após toda esta caminhada em uma das cidades mais quentes da Bahia, temos que buscar um amparo ao corpo e nisso Bom Jesus da Lapa tem algo infalível: cerveja gelada. Em todos os bares que fomos, tomamos cervejas geladíssimas, um alento para o calor.

Iniciemos o périplo pelo restaurante da Denis um dos meus favoritos:


A sua especialidade é o surubim à parmeggiana, mas segundo a atendente, o surubim estava em falta (realmente o rio estava muito barrento), então fomos de filé à parmeggiana, muito saboroso. O sarapatel também é muito bom! Faltou provar a buchada, mas não faltarão oportunidades 🙂


Já o melhor lugar para comer churrasco em Bom Jesus certamente é a churrascaria de Valdeci, à qual apelidamos carinhosamente de “Boi Preto” pela qualidade da carne. O luxo não é o mesmo, nem eles possuem aqueles camarões imensos, mas ganham de longe do autêntico Boi Preto em um quesito: Batata Frita.


São batatas naturais (não congeladas) cortadas à mão, bem sequinhas, d-e-l-i-c-i-o-s-a-s, de comer rezando (já que estamos aqui … ao Bom Jesus). A carne não fica atrás e a picanha, bem dourada por fora e macia por dentro é uma maravilha (para quem gosta de mau passada, deve avisar, porque o ponto do churrasqueiro está mais para bem passada).


Do outro lado do rio São Francisco, após a linda ponte, há vários restaurantes, com uma linda vista e um ambiente bem agradável. O nosso favorito, entretanto, estava fechado, já que estava quase que completamente submerso, isso mesmo, submerso. Ó ele aí:


A moqueca de surubim deste restaurante é a melhor de Bom Jesus e ainda se pode comer observando a linda ponte e o outro lado, onde está uma praia muito frequentada pelos romeiros




Decidimos então comer a moqueca em outro restaurante, bem próximo, o Barranco

 
O local é muito agradável e comemos de entrada uma carne do sol com macaxeira saborosíssima. A moqueca deixou a desejar. Parece um ensopado capixaba, sem óleo de dendê ou leite de coco… não era um ensopado ruim, mas não pode ser chamado de moqueca.
 
 
O restaurante mais chique de Bom Jesus da Lapa é o do Valdeck, observe que a placa já alerta – Com ar-condicionado!!! Item imprescindível, mas escasso em Bom Jesus. Além disso o restaurante é bem arrumadinho, com toalhas nas mesas, protetor de encosto nas cadeiras e um garçom bem vestido.
 



Fica em uma pracinha bem agradável perto da gruta.
 
 
E lá encontramos o tão desejado: Surubim à parmeggiana.
 
Estava muito bom, mas o da Denis é um pouco mais suculento. Por fim, recomendo fortemente uma despedida de Bom Jesus a partir da ponte, observando este imenso São Francisco, que como diz o povo daqui “dá gosto de ver, moço”. 
 

You Might Also Like

10 Comentários

  • Responder
    Anonymous
    30 de agosto de 2012 em 20:35

    Vc conheçe a churascaria altas horas?

  • Responder
    Nivia Guirra Santana
    1 de setembro de 2012 em 12:42

    Não conheci, ainda. Recomenda? Onde fica?

  • Responder
    Central da Lapa
    26 de setembro de 2014 em 21:21

    Olá. Não imagina a imensa alegria de ver um blog comentando tão bem sobre esse cidade. Convido você a, quando vier a Bom Jesus da Lapa, entrar em contato comigo, através do site http://www.centraldalapa.com para que possamos criar um artigo em conjunto, conhecendo outros lugares bacanas que posso lhe indicar quando chegar aqui. Gostei demais desta postagem. Você não errou nas indicações, mas de lá pra cá outros novos bons lugares surgiram, lugares que você precisa conhecer para sua próxima postagem sobre a cidade.

  • Responder
    Paulo Roberto Leopoldino
    2 de outubro de 2014 em 12:05

    Nivia, quando vc retornar a nossa cidade visite o ” BARRANCO”, a moqueca de surubim está muito deliciosa. Você vai gostar!!!!

  • Responder
    Marcelo Lírio
    8 de julho de 2015 em 05:33

    Você só esqueceu de uma coisa… A verdadeira moqueca é capixaba, o restante é peixada!

  • Responder
    Eliana
    28 de julho de 2015 em 02:12

    Indo pra Lapa dia 30 agora a última vez que fui foi em 2012!! Quero ir nesses restaurantes indicados. Bjys

    • Responder
      viagensinvisiveis
      11 de agosto de 2015 em 01:22

      Espero que ainda estejam funcionando e com a mesma qualidade, pois estive lá em 2013! Ótima viagem Eliana!

  • Responder
    Morianmiryam@bol. Com..br
    14 de fevereiro de 2016 em 02:05

    Gostaria do telefone da churrascaria de Valdecyr

  • Leave a Reply