No carnaval de 2020, conhecemos romântica Ilha de Boipeba, na Costa do dendê, Litoral da Bahia. De início, a pandemia do Corona Vírus ainda era apenas uma ameaça distante, uma piada sem graça contada à beira mar e que nunca nos atingiria.
Justamente por isso, para evitar as piadas sem graça e praticar um pouco de isolamento, a Costa do Dendê nos pareceu uma excelente opção de descanso e comemoração de nossas bodas de casamento.
Na imensidão das ilhas de Tinharé e Boipeba e suas várias praias, há uma para cada gosto. À primeira vista temos a movimentada Morro de São Paulo, seguindo mais à fundo pode-se chegar à isolada praia de Castelhanos. De praia em praia, certamente há um lugarzinho para marcar seu coração.
A Ilha de Boipeba faz parte do Arquipélago de Tinharé no Baixo Sul da Bahia, de um lado o Oceano Atlântico e do outro o estuário do Rio do Inferno. Pela sua preservação ambiental e diversidade de flora e fauna foi reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade.
O seu nome tem uma origem interessante, vem do Tupi – m’boi pewa – que significa “cobra chata”, em referência à tartaruga marinha. Hoje, m’boi pewa é o nome de uma cervejaria da cidade.
A romântica Ilha de Boipeba
De certo, o que faz da Ilha de Boipeba um paraíso romântico para os casais é o isolamento, as praias desertas, trilhas curtas, coqueirais e um clima ensolarado e convidativo. Além das pousadas de charme.
Contraditoriamente, ao chegar na Ilha de Boipeba o visitante pode se amedrontar. O local onde os barcos desembarcam, comumente vindos de Valença ou Graciosa, não é muito bonito, nem organizado. E por vezes uma multidão de pessoas se aglomeram sem controle.
Misturados aos turistas estão os jovens com carrinho de mão oferecendo o serviço de transporte de bagagens, afinal não há automóveis na Ilha de Boipeba. Pessoas desembarcando e outras já tentando embarcar, entre nativos e turistas perdidos. Impedindo a vontade de ambos, apenas uma ponte estreita e a exigência de muita paciência.
A vila de Boipeba – Velha Boipeba
No desembocar do fluxo de visitantes, está Boipeba Velha, a vila e centro comercial da ilha, com seus mercados, barracas de artesanato, igreja, coreto e restaurantes. A única movimentação de Boipeba durante a noite está ali e não é muita, mesmo nos feriados mais intensos, parece o clima de quermesse de interior.
Nada de balada ou música eletrônica, vimos bingo e algodão doce. Além de restaurantes lotados, afinal era carnaval, mas nada que nos impedisse de fazer uma refeição decente e apreciar o vai e vem das famílias. Para casais, talvez a parte mais romântica de Boipeba esteja nas pousadas, não em Boipeba Velha.
Praias mais românticas da Ilha de Boipeba
Praia da Boca da Barra
Durante o dia, a praia mais movimentada da ilha é a Boca da Barra. Com muitas barracas, inúmeras mesas e cadeiras e música ao vivo, me pareceu um ambiente inóspito. Certamente uma competição de sons altos e músicas populares brigando entre si não é o que podemos entender como programa romântico.
Contudo, ao se afastar da praia, do lado direito, o som vai se dissipando no ambiente e o mar calmo parece ser o único a ditar o som e o movimento. Ali a água ainda é escura, em função do rio do Inferno, mas o banho revigorante. Se o banhista não se importar com a sensação de areia fofa e lamacenta, é ideal para nadar.
Ao final da praia, chega-se a uma curta trilha, que pode ser cansativa para os mais despreparados, com curtas subidas e densa floresta de Mata Atlântica. No centro da trilha, está uma construção inusitada, um elevado para a Pousada das Mangabeiras, pousada de charme espalhada no alto da montanha.
Praia de Tassimirim
A primeira praia verdadeiramente romântica e quase deserta é a praia de Tassimirim. As suas águas claras e verdes, emolduradas por extenso coqueiral, possui pouca estrutura e muitas pedras. Ainda assim, nada que impeça o banho e o visual que, a partir do mar, é de tirar o fôlego.
Seguindo pela ampla faixa de areia da praia de Tassimirim, mesmo na maré alta, chega-se sem dificuldade à praia de Cueira.
Praia de Cueira
O banho de mar na praia de Cueira também é muito bom, além de possuir muitas opções de alimentação e estrutura.
Sem dúvida, o mar é um pouco mais movimentado na maré alta e da praia se tem a vista de uma imensa planície inundada por um imenso coqueiral. Quando falo em imenso, não é eufemismo, vejam a foto do satélite do googlemaps.
Na maré baixa, é possível seguir adiante e atravessar a foz do Rio Ouritibe. Após ultrapassar uma curta faixa de água, chega-se a uma falésia, impossível de se ultrapassar em segurança.
Para se contornar até Moreré somente passando por uma fazenda. O caminho, que parece estranho, logo se mostra muito visitado e após uma caminhada de 15 minutos chegamos na praia Paraíso de Moreré e no azul mais lindo da Ilha de Boipeba.
Praia Paraíso (Moreré)
Moreré é uma praia da Ilha de Boipeba que aos poucos foi ganhando vida própria e se desapegando, especialmente no ritmo e no modo de viver de Boipeba. Enquanto em Boipeba não há carro, em Moreré, só se chega de trator. Enquanto em Boipeba a vila é movimentada, em Moreré as ruas ainda são de areia.
A praia Paraíso é a mais próxima da Vila de Boipeba pelo litoral e o acesso mais rápido às galés de Moreré, a ampla faixa de coral perfeita para snorkel e mergulho. Também é na praia Paraíso que ficam a maior parte dos campings que dão o verniz de Moreré: é mais alternativa, mais rústica que Boipeba.
Definitivamente as piscinas naturais de Moreré podem ser um passeio inesquecível e muito romântico, especialmente se feito em barco privativo. Nos passeios comprados por agência, os barcos param nos mesmos lugares, com som alto e multidões dentro da água.
Apenas em barco privativo, pode-se pedir para que o marinheiro busque partes mais isoladas das galés, onde estejam o casal e os peixinhos coloridos.
Ficamos na Barraca Paraíso que, mesmo com uma atendimento sofrido, tem um ambiente muito agradável com suas redes, barracas e sombras de árvores.
Praia de Moreré
A praia de Moreré fica na vila de pescadores de mesmo nome e tem alguns restaurantes e barracas com mesas e mais estrutura de apoio. É dessa vila que saem os tratores regularmente até Boipeba até as 17h.
Posso dizer que fiquei muito empolgada em voltar apenas a Moreré e passar alguns dias no completo isolamento. Não sei se atualmente estaria preparada para isso, com a obrigatoriedade do isolamento pela pandemia, mas seria o isolamento virtual, já que Moreré não tem sinal de celular.
A praia de Moreré é a grande dica romântica da Ilha de Boipeba, afinal, nos nossos dias, há algo mais romântico do que um fim de semana sem celular?
Praia de Castelhanos, Ponta de Castelhanos
Conhecemos a praia de Castelhanos no passeio de barco de volta a Ilha, acertado através da pousada Tassimirim em que nos hospedamos. Em um dia inteiro conhecemos as galés de Moreré, a praia de Castelhanos, a Cova da Onça e o bar do rio das Ostras.
Na praia de Castelhanos, ocorreu o naufrágio da nau-capitânia Madre de Dios, em 1535, mas parece que somente os barcos com turistas aparecem por lá. De resto é tudo muito isolado e virgem. Para quem gosta de mergulho, é possível avistar as ruínas do navio espanhol.
Como resultado e prêmio pelo passeio de barco, comemos um ótimo pastel de siri e lagosta na barra da Ponta de Castelhanos, com um banho de mar igualmente ótimo.
Praia de Bainema
É muito raro se conhecer todos os lugares em uma única viagem ao local. Na nossa ida a Boipeba, não conhecemos bem a praia de Bainema. O horário de almoço se avizinhava e Bainema não tem estrutura de restaurantes. A praia é praticamente deserta com água muito transparente e calma.
O acesso depende de uma caminhada de 2h30 a partir de Boipeba e deve ser feita na maré baixa, certamente visitaremos na próxima ida a Boipeba, quem sabe até nos hospedar na Casa de Vidro de Bainema?
Por do sol na Ilha de Boipeba e happy hour
Onde se hospedar em Boipeba
Nos hospedamos na Pousada Tassimirim e adoramos, especialmente por estrar em frente ao mar. As redes nas varandas e o café da manhã também valem nota positiva. Ao lado da Tassimirim está a Dendê Loft que possui boa recomendação no booking e fotos bem bonitas.
Também tomamos um drinque na Pousada das Mangabeiras. No alto da montanha com vista panorâmica para toda Ilha de Boipeba, é uma pousada de charme, com enorme piscina, coisa rara em Boipeba. O serviço também é muito atencioso.
Já em Moreré a dica é a pousada Alizées Moreré, uma pousada de charme no alto do morro, em frente à linda praia de Moreré.
Onde comer na Ilha de Boipeba
O melhor e mais romântico restaurante da Ilha de Boipeba está na Pousada Santa Clara Com mesmo nome, o Restaurante Santa Clara está em um pequeno gazebo voltado à cozinha aberta no centro do jardim da pousada. O espaço é de um charme despretensioso, meio hippie, o que combina com a Ilha de Boipeba
O restaurante funciona apenas à noite e fomos recebidos por Charles, que nos explicou detalhes dos pratos, das hortaliças, frutas e suas épocas, além dos criativos drinques e caipiroscas. A cozinha é chefiada por Mark e o cardápio é enxuto, mas tudo muito saboroso e fresco.
Nos feriados e na alta estação, de dezembro a fevereiro, recomenda-se reservar pelo telefone (75) 3653 6085.
A praia da Cueira tem muitas opções de restaurantes, o mais famoso é o Guido’s Lagosta. Nós acabamos provando a casquinha de Siri da Barraca Nativa, com uma cerveja gelada e sem reclamações.
Mas a melhor surpresa de Boipeba foi a Barraca do Luciano na praia de Tassimirim. Com poucas mesas e cardápio enxuto, a moqueca de banana com camarão estava muito gostosa, embora de tamanho reduzido.
Há inventividade tanto na comida, no tempero, como nos drinques e, ao mesmo tempo, tudo o que provamos estava muito saboroso. Com a vantagem de ficar em frente à bonita e pouco frequentada Praia de Tassimirim.
O restaurante Portal das Ostras merece uma visita pelo visual do Rio do Inferno. É um bar Flutuante bem frequentado pelos barcos que fazem o passeio de volta à ilha. No meio do Rio, possui criatório de ostras, mas também serve lambretas, frutos do mar e até pratos com carne.
Na praia de Castelhanos provamos o conhecido Pastel dos Castelhanos. Com um cardápio insolitamente extenso, é possível a combinação de quase todos os frutos do mar. Comemos lagosta com siri e provamos o drinque de cacau com carambola, servido no cacau.
Na praia da Cova da onça, praia urbana de São Sebastião, provamos uma lagosta com abacaxi muito saborosa (para quem gosta de sabor agridoce). O restaurante Boa Vista é simples, mas o sabor compensa.
Dica romântica esperta: Ir assistir ao por do sol no terraço da pousada O Céu de Boipeba.Todos os dias, a partir das 16h, o bar do terraço é aberto para hóspedes e visitantes confraternizarem. Há dj tocando boa música e drinques interessantes no bar.
O ideal é chegar cedo para pegar uma boa mesa e pedir logo uma bebidinha. À medida que o por do sol avança, o atendimento fica confuso e demorado.
Como chegar em Boipeba a partir de Salvador
As ilhas da Costa do Dendê implicam ao visitante alguma dificuldade de acesso. É possível chegar à Ilha de Boipeba através de Morro de São Paulo, em um Catamarã partindo de Salvador e, posteriormente, uma lancha até Boipeba.
Outra opção, é a partir do Ferryboat, pela BA-001 até Valença. Se o ferryboat não for opção (em feriados e no verão as filas podem levar de 2h a 4h), vale pensar na via rodoviária pela BR324. No Km 534 ingressar na BR101. Em Santo Antônio de Jesus, seguir pela BA046 até Valença.
De certo, ainda resta ao turista pegar a lancha para Boipepa em Valença ou no Porto de Graciosa, a 17km de Valença. O porto de Graciosa é mais tranquilo e o percurso é mais rápido e mais bonito. Em Valença há mais opções de horários e empresas.
O caminho de barco de Graciosa a Boipeba é feito pelo Rio do Inferno. Vários estacionamentos ficam em frente ao Porto, localizado na Rua do Campo, no vilarejo de Graciosa, no município de Taperoá/BA.
Vi a dica desse embarque no site da Vaneza com Z, que tem outras dicas da Costa do Dendê, inclusive em como chegar de ônibus em Boipeba.
Depois desse paraíso, há como negar que a romântica Ilha de Boipeba é uma ótima opções para casais na Bahia?
Visitamos várias ilhas na Bahia, cada uma mais especial que a outra. Para ler sobre a Ilha dos Frades e para ler sobre a Ilha de Maré.
1 Comentário
Vaneza com Z
11 de agosto de 2020 em 19:16Minha maravilhosa ….muito obrigada pela citação.
Este lugar é o meu preferido na Bahia depois da Chapada Diamantina.
Vou seguir sua dicas de restaurantes na próxima vez que eu for em Boipeba.
Abração !!