7 Em Cidade do México/ DestinoRBBV/ México

Dia dos mortos em Mixquic, Cidade do México

Muitas caveiras no dia dos Mortos, México - Cópia

O dia dos mortos em um povoado tradicional da Cidade do México.

Toda viagem tem seus perrengues, toda viagem tem um programa totalmente furado, em toda viagem, em um determinado momento, você se pergunta: O que estou fazendo aqui (sem interrogação porque a pergunta é retórica.
Chegada em Mixquic, Cidade do México

Chegada em Mixquic, Cidade do México

Este momento aconteceu logo ontem, no primeiro dia de viagem. Chegamos na cidade do México no final da tarde e fomos recebido pelo simpático Luis do Red Three House. O pequeno hotel parece ser tudo o que dizem dele no tripadvisor e VnV. Quarto amplo, vários “buenas tardes” dos animados hóspedes e funcionários do hotel. Logo após nos instalarem aqui:
Quarto no The Red Tree House, Cidade do México

Quarto no The Red Tree House, Cidade do México

Perguntei se havia alguma programação para o dia dos mortos na cidade, que foi prontamente respondido com um – SIM, há um grupo saindo agora para ver o dia dos mortos em Mixquic um pequeno povoado que tem uma das manifestações mais tradicionais do México. Nem pensamos, nem trocamos a roupa, entramos no taxi… Só esquecemos que a Cidade do México tem o pior trânsito do mundo.
Até chegar foi um tormento, mas depois, olha a alegria

Até chegar foi um tormento, mas depois, olha a alegria

Uma hora, duas e nada de chegar em Mixquic, até o calmo taxista, ao olhar para mim do retrovisor exclamou – Nada de desespero! O que foi recebido com um sorriso sem graça e a explicação: acabamos de chegar de 14 horas de vôo, ele me retribuiu com um olhar de pena…
Depois de descer duas vezes para esticar as pernas (com o carro completamente parado no engarrafamento), chegamos.
Dia dos mortos em Mixquic no México

Dia dos mortos em Mixquic no México

Não deu para perceber se Mixquic é realmente o que se pode chamar de povoado, uma quantidade inimaginável de barracas de comida e bebidas como nunca vi (o carnaval de Salvador não chega nem perto), andamos, andamos e andamos e ainda haviam barracas e barracas vendendo tacos, tortillas, quesadillas, carne de porco, batata frita, cerveja, sucos, mingau, doces de Amaranto, uma variedade tão imensa que acho que não vou conseguir provar 10% de tudo o de diferente que eles tem aqui.
Comidinhas no Dia dos mortos, México

Comidinhas no Dia dos mortos, México

Isso sem falar nos grilos (que, segundo a brasileira que estava no grupo) parece salgadinho.

Grilos apetitosos, México

Grilos apetitosos, só que não, México

 

Longo empurra-empurra depois, chegamos no Cemitério. E então pude perceber que estava diante de expressão cultural única, inteiramente diversa de tudo o que já tinha visto em relação à morte. Famílias inteiras com filhos pequenos, bebês de colo, crianças e adultos fantasiados de caveira e Catrina (a dama da morte), várias emissoras de televisão cobrindo o evento.
Eu e Catrina, Dia dos Mortos, México

Eu e Catrina, Dia dos Mortos, México

E nos túmulos as famílias limpando e cobrindo de flores e incenso.

Túmulo com muito insenso e flores, Mixquic, Cidade do México

A Igreja do cemitério revela uma riqueza inimaginável em um pequeno povoado mexicano, com muito dourado e lustres de cristal.
Igreja do cemitério em Mixquic, México

Igreja do cemitério em Mixquic, México

Nas quase duas horas em que estivemos no cemitério, não vi ninguém chorando ou se lamentando. Todos estavam se reencontrando, se abraçando, rezando ou simplesmente trabalhando na limpeza do túmulo.
Limpeza dos Túmulos, Dia dos Mortos, México

Limpeza dos Túmulos, Dia dos Mortos, México

Talvez porque relembrar os mortos seja uma tarefa obrigatória anualmente, talvez porque eles acreditem que eles estão realmente presentes nestes dias festivos, ou talvez porque a morte não seja realmente um desaparecimento, exceto quando quem amamos desaparece da nossa memória.
Procissão para ver os túmulos, México
Percebam a quantidade de pessoas fazendo fila para ver os túmulos.
O sentimento que liga as pessoas que vi, com seus pais e filhos, parece um renovar da memória, já que “o passado é uma névoa que avança invisível sobre nossas cabeças, sem que nos demos conta. Até o dia em que chove.” Carlos Fuentes. 
Muitas flores e velas nos túmulos, Dia dos Mortos, México

Muitas flores e velas nos túmulos, Dia dos Mortos, México

Quer conhecer mais sobre o México? Além do dia dos mortos, participamos também do dia dos zumbis. Temos vários posts legais sobre a Cidade do México.

Procurando onde se hospedar na Cidade do México? Nós sempre reservamos pelo Booking e não nos arrependemos, veja os melhores hotéis aqui.

You Might Also Like

7 Comentários

  • Responder
    Liliane
    12 de maio de 2015 em 20:12

    Olá, Nívia!

    Estou planejando passar o Dia de los Muertos no México neste ano, estaremos hospedados em Ciudad de Mexico e pretendemos ir a Mixquic. Você pode, por favor, me informar em que dia vocês visitaram o cemitério do post? Muito obrigada!

    • Responder
      viagensinvisiveis
      12 de maio de 2015 em 20:28

      No dia dos mortos, mesma data do Brasil, exatamente no dia 02/11/2012! Espero que vcs gostem, a Cidade do México também tem muitas atrações neste dia, tem evento em Xochimilco também, sugiro que se decidirem por Mixquic, tentem ir cedo, pois levamos quase 2 horas para chegar lá, com o engarrafamento, saímos no final da tarde. Abs

  • Responder
    Dia de los Muertos na Cidade do México – Viagem De Fuga
    30 de dezembro de 2015 em 15:49

    […] Se você pretende ir a Mixquic ver as festas por lá, recomendo as dicas da Nívia do blog Viagens Invisíveis clicando aqui. […]

  • Responder
    Patricia
    30 de dezembro de 2015 em 17:55

    Oi Nívea,

    como fiquei só na Cidade do México, aproveitei para linkar suas dicas no meu post tb!
    http://www.viagemdefuga.com.br/2015/12/dia-dos-mortos-no-mexico.html

    Bom ano novo! 😉

    bjs

  • Responder
    A festa da rosa de Cesky Krumlov, República Tcheca. - Viagens Invisíveis
    9 de maio de 2018 em 12:01

    […] de festas populares? Conhecemos algumas, como o dia dos mortos no México, que também foi […]

  • Responder
    Como é a festa de aniversário de Munique, Alemanha - Viagens Invisíveis
    9 de dezembro de 2018 em 11:45

    […] comemorativas pelo mundo? Temos vários posts legais, como a Festa da Rosa em Cesky Krumlov ou o dia dos mortos no interior do […]

  • Leave a Reply